Fé, Esperança e Caridade

From TSL Encyclopedia
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of the page Faith, Hope and Charity and the translation is 100% complete.
Other languages:
English • ‎español • ‎português • ‎русский
Vitral mostrando Fé, Esperança e Caridade

Há três seres cósmicos que têm esses nomes, assim como as arqueias do primeiro, do terceiro e do quarto raios, que auxiliam os seres cósmicos a liberar para as evoluções da Terra as qualidades da fé, da esperança e do amor que a tudo perdoa.

Depois das três primeiras eras de ouro, quando a consciência da humanidade atingiu o estágio da dualidade, a chama trina dos homens foi reduzida por decreto cósmico, de forma a restringir o mau uso do potencial criativo. Por qualificar mal e desordenadamente a energia de Deus, o homem não estava apto a manter o equilíbrio das qualidades do poder, da sabedoria e do amor – fé, esperança e caridade – no interior da chama trina. Por isso, as plumas da chama Crística passaram a apresentar tamanho e intensidade diferentes: o homem perdera a consciência Crística.

Foi naquela época que os seres cósmicos Fé, Esperança e Caridade enviaram a ação tríplice da sua chama e ancoraram um raio do seu momentum em cada corrente de vida que evoluía no planeta, para renovar e sustentar a ação equilibrada da consciência Crística.

Esperança descreveu o serviço delas da seguinte maneira:

Esperança é uma qualidade divina. É uma qualidade do próprio Deus e desce eternamente no coração dos homens, vinda da fonte do Pai de todas as luzes e propósitos cósmicos.

Ele, e somente Ele, manifesta o poder, o amor e a sabedoria da chama trina. A fé, ou a pluma azul, identifica-se com a vibração do poder, pois a fé é “o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê”.[1] A esperança identifica-se com a pluma amarela e é encontrada no consolo sagrado da verdadeira iluminação. Ela brota da mente Crística, a mente que tem sabedoria; e, como vereis, a caridade é a imensurabilidade do amor divino.[2]

Por meio dos poderes cósmicos da fé, da esperança e da caridade, esses seres cósmicos servem o indivíduo, até que ele expanda a chama trina, equilibre as plumas e alcance a liberdade imortal, na ascensão. Sem a ajuda desses seres cósmicos e do ímpeto que vem de Shamballa para cada coração, as ciências e as artes da civilização humana não teriam avançado, pois o equilíbrio da chama trina é essencial à vida – na verdade, ele é o próprio equilíbrio da vida.

Quando os discípulos do Cristo visualizam a chama trina expandida envolvendo os seus quatro corpos inferiores numa ação equilibrada, as amadas Fé, Esperança e Caridade infundem a visualização com o seu momentum. O seu serviço é a chave para se alcançar a consciência Crística, e as suas chamas devem ser invocadas diariamente por todos que aspiram realizar um serviço pelo mundo e se reunir à chama divina.

Ver também

Para mais sobre o ser cósmico Caridade, ver Caridade, o Ser Cósmico.

Para a arquéia Fé, ver Miguel e Fé.

Para a arquéia Esperança, ver Gabriel e Esperança.

Para a arquéia Caridade, ver Chamuel e Caridade.

Fontes

Mark L. Prophet e Elizabeth Clare Prophet, Os Mestres e os seus retiros, s.v. “Fé, Esperança e Caridade.”

  1. Rm 1:16.
  2. Esperança, A Cosmic Sense of Space and Time (Um Sentido Cósmico de Espaço e de Tempo), Pérolas de Sabedoria, vol. 12, n° 5, 2 de fevereiro de 1969.