Maria Montessori

From TSL Encyclopedia
Revision as of 03:15, 15 May 2020 by Tmoras (talk | contribs) (Created page with "== Fontes ==")
Other languages:
Maria Montessori

Maria Montessori é uma chela da Mãe Maria e, ao usar o seu manto, estabeleceu os fundamentos da educação dos mestres ascensos para a era de Aquário. Como mensageira da hierarquia na área da educação, recebia instruções diretamente da Mãe Maria, de Jesus e de Kuthumi.

Maria Montessori nasceu na Itália, em 1870, e foi a primeira médica italiana. Quando trabalhava em Roma, recebeu a incumbência de cuidar das crianças de um jardim de infância, em um bairro pobre da cidade. Ao observar os pequeninos, ela desenvolveu o trabalho que ficou conhecido como Método Montessori.

Maria Montessori percebeu nas crianças qualidades diferentes e específicas, que ninguém percebera antes. E constatou que, em um ambiente apropriado e sob condições adequadas, essas qualidades podem manifestar-se.

Uma das suas primeiras descobertas foi a de que as crianças preferem trabalhar a brincar. São diligentes e, se o trabalho for organizado, podem desenvolver padrões internos que auxiliarão o seu desenvolvimento.

As crianças têm um grande poder de concentração e um amor extraordinário pela ordem, e entre os dois e os sete anos, prezam os rituais. Também têm preferência pela execução de tarefas ordenadas. O objetivo da criança não é terminar a tarefa com rapidez, mas fazê-la sistematicamente. Montessori compreendeu que os padrões de ordem e de lógica desenvolvidos na criança por meio de movimentos físicos, mais tarde reforçarão a sua habilidade para aprender, concentrar-se e estudar.

Ela descobriu ainda que as crianças têm um sentido de tato apurado e aprendem com as mãos, mais do que com os olhos. Por isso, criou sistemas aos quais deu o nome de desenvolvimento sensorial. As crianças também apreciam a liberdade de escolha. As salas de aula Montessori são idealizadas de forma a permitir que cada criança selecione o grupo de blocos ou o material de treinamento que usará em um dado momento – um momento cósmico – quando a alma estiver pronta para se desenvolver naquele ponto específico.

As crianças entre os dois anos e meio de idade e os seis anos, ficam em uma mesma sala de aula, de forma que as mais novas observem o trabalho mais adiantado das mais velhas e aprendam com o seu exemplo. O papel do instrutor montessoriano é orientar as crianças na execução dos exercícios.

Na sala de aula, as crianças menores permanecem nas mesas, estão ocupadas durante boa parte do tempo, e concentradas na lição. Elas têm um poder supreendente de concentração. Aprendem matemática usando objetos sólidos, como contas e blocos, idealizados para ensinar-lhes a associar os numerais às quantidades. Também aprendem a ler e escrever, de acordo com o padrão do seu próprio desenvolvimento interior, que é único. Elas não são pressionadas ou forçadas a fazer aquilo que não apreendem de maneira fácil e natural. O papel do professor é encorajar o aprendizado independente, enquanto a criança ouve a voz do instrutor interior. Maria Montessori descobriu que o lema da criança é: “Ajude-me a fazer isto sozinha”.

Foram as crianças que mostraram a Maria Montessori todas essas coisas. Ela disse que o que fez foi observá-las e elas ensinaram-lhe o método.

O propósito do método montessoriano é trazer à luz o potencial Crístico da criança enquanto esta segue as diretrizes do instrutor interior e, na sala de aula, seleciona os objetos e exercícios adequados à satisfação das suas necessidades interiores e espirituais, e à manifestação da sua mestria interna. A combinação de liberdade e ordem da escola montessoriana é a educação legítima da era de Aquário.

O método Montessori para crianças foi inspirado pela Mãe Maria, que explicou que ela e Isabel o desenvolveram para ensinar João Batista e Jesus, quando eram crianças.

Fontes

Mark L. Prophet and Elizabeth Clare Prophet, The Masters and Their Retreats, s.v. “Maria Montessori.”